Art. 133 da CF: "O advogado é indispensável à administração da justiça''

Art. 133 da CF: "O advogado é indispensável à administração da justiça"

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


CAARJ CEDE ANDAR INTEIRO PARA BIBLIOTECA DO IAB

 

arquivo Caarj

*Santa Cruz destaca a importância da biblioteca como registro históríco da advocacia brasileira

A Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) ganhou um espaço definitivo e compatível com sua relevância. Os presidentes da OAB/RJ e da Caarj, Wadih Damous e Felipe Santa Cruz, respectivamente, assinaram no dia 10 de agosto um acordo com o IAB para disponibilizar todo o segundo andar da Casa do Advogado, localizado no prédio na Avenida Marechal Câmara onde estão instalados o Instituto e a Caixa de Assistência.

Existe previsão de instalar no mesmo local o Museu das Liberdades e Arquivo dos Advogados Brasileiros, que reúne peças históricas e artísticas dos maiores expoentes do mundo jurídico que encontra-se distribuído em vitrines no plenário do Instituto.

O presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, destacou que: “Não poderíamos nos furtar a colaborar com esta melhoria para a classe. O espaço deixará de ser do advogado e será da advocacia”.
O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, afirma que as mudanças vão facilitar a rotina de muitos colegas. “A biblioteca do IAB é um patrimônio, não só dos advogados, mas de toda a sociedade. Aprimorar o acesso a uma coleção tão importante vai, sem dúvida, beneficiar a categoria”. – salientou.

O presidente do IAB, Fernando Fragoso, iniciativa dará uma nova perspectiva a estudantes e profissionais do Direito. “A cessão do espaço na Casa do Advogado é um marco para a advocacia nacional, dando a todos os interessados a possibilidade de consultar a maior e mais importante coleção jurídica do Brasil”, declara.

A biblioteca do IAB foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1895 e desde então armazena a memória jurídica de seus associados e divide seu acervo de livros, periódicos e obras de referências entre os mais diversos ramos do Direito. O espaço possui, também, uma área exclusiva para publicações do próprio IAB, da OAB e das obras de Ruy Barbosa, um dos maiores intelectuais de seu tempo e presidente do Instituto entre 1914 e 1916.

Vale destacar que grande parte deste patrimônio foi construído por intermédio de doações. Algumas obras são raríssimas e de valor inestimável, como, por exemplo, o original da Consolidação das Leis Trabalhistas, doado por Arnaldo Süssekind, membro do IAB e um dos seis integrantes da comissão nomeada por Getúlio Vargas, em 1942, para a elaboração do conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalho no país. A biblioteca recebe, até hoje, inúmeras ofertas de livros por editoras e autores, e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceção feita a quarta-feira, quando o expediente se encerra às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-3173 ou no próprio local, na Av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário